Real Time Web Analytics

segunda-feira, 31 de março de 2014

Aula 31/03/14




Aqui está o resultado da última aula.
Ao passar para desenho as nossa ideias... às vezes o resultado é surpreendente!

domingo, 30 de março de 2014

"Nintendo" VS "SEGA"?






Depois da grande rivalidade entre a "Nintendo" e a "SEGA" nos finais dos anos 80, inícios dos anos 90, podemos agora assistir à reconciliação das marcas!
Em 2011, na comemoração dos 20 anos do Sonic, a "SEGA" lançou um boneco que é também carregador de um comando wii! E não só, as marcas aliaram-se também em lançamentos de jogos. 

As suas mascotes são agora amigas :)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Brainstorming e Mind Mapping


Após uma sessão de brainstorming, na qual se gerou o mind mapping, o nosso grupo voltou a reunir para tomar algumas decisões relativamente ao projecto. Consequentemente, chegámos às seguintes conclusões: 

1 - 1ª fase da campanha: abrangência local (FBAUP) - "TEASERS" em formato pequeno com código QR que direcciona o público para um website/vídeo promocional (ainda a ser criado) acerca do projeto"; 2ª fase da campanha: publicidade mais abrangente e direccionada para a consola em específico.

2 - Chassis da consola: almofada ergonómica (suporte para o pescoço) com um design que inspire calma e confiança (utilização do branco como cor transmissora da ideia de higiene, harmonia e leveza)- proporcionar o máximo conforto e tranquilidade ao jogador e intensificar a ideia de jogar num estado de semi-sonolência.  

3 - Instalação da "bioporta": procedimento rápido e de baixo custo (equivalente a fazer um piercing), ligado ao córtex cerebral atrás da orelha (entre o lobo temporal e o parietal) em vez da coluna, eliminando o risco de paralisia (local discreto que pode ser facilmente escondido).

quinta-feira, 27 de março de 2014

"Stay Alive"

Já que estamos numa de séries e filmes, deixo aqui um filme que retrata de uma outra perspectiva o mundo dos vídeojogos.
Não sei se já viram, eu vi há imenso tempo. É a história de um grupo de amigos que decide embarcar na aventura de um videojogo. Trata-se de um filme de terror e por isso os objetivos deste filme não estão diretamente ligados com o que procuramos mas aborda um outro lado dos videojogos que pode ser interessante. O que se passa no jogo, acontece na vida real: "If you die in the game you die for real". 
Algo que nos pode interessar é este constante balanço entre o real e o virtual. Que consequências e que influencias este lado virtual mais avançado pode ter na vida real das pessoas? A nível psicológico ou até mesmo físico!

quarta-feira, 26 de março de 2014

Project Morpheus x Nerve Gear


Já sabemos (fãs de séries de ficção científica), que a mítica série televisiva Star Trek, entre outras, serviu de inspiração para criar vários dos nossos gadgets e tecnologias atuais (ainda estou à espera do teletransporte!). Desta vez é uma série de anime japonesa chamada Sword Art Online (a.k.a. SAO), sugerida por um dos nossos entrevistados.
A série situa-se no ano 2022 e gira em torno de um VRMMORPG com o mesmo nome, que se joga com um equipamento chamado Nerve Gear. O Nerve Gear é um capacete de realidade virtual que estimula no jogador cinco sentidos através do seu cérebro. Todo o jogo é controlado a partir do sistema nervoso do utilizador. 
Para além de esta série japonesa ser interessante para o projeto SEGA Fusion por tratar um jogo de VR (Virtual Reality), também aborda um dos maiores receios dos participantes nos nossos questionários/entrevistas: ficar preso no jogo. No SAO acontece isso mesmo, os jogadores ao entrar pela primeira vez, não conseguem mais sair, e se os seus avatares morrerem no mundo virtual, os seus corpos também morrem no mundo real.
Com a recente aparição do protótipo da Sony (Project Morpheus), começa a surgir um entusiasmo generalizado na comunidade de gamers na internet.
Fonte da imagem: aqui (publicada hoje)

sábado, 22 de março de 2014

Entrevistas

Hoje vamos fazer algumas entrevistas à PressPlay no Porto. Este modelo, elaborado tendo como base os questionários já feitos, está já adaptado ao público-alvo que pretendemos entrevistar, que serão maioritariamente pessoas dentro do universo dos videojogos, desde jogadores a funcionários da loja. Esperemos que adiram com tanta facilidade como aos questionários online (com os quais conseguimos uma amostra de mais de 130 pessoas!).
  1. Nome:
  2. Idade:
  3. Ocupação: 
  4. Tendo em conta o seu papel no universo dos videojogos, considera-se:
    1. Non gamer.
    2. Casual gamer.
    3. Core gamer.
    4. Hardcore gamer.
    5. Pro gamer.
  5. Qual a plataforma de videojogos que mais utiliza e qual a sua preferida? Porquê?
  6. Qual o seu produto preferido da SEGA? Porquê?
  7. Conhece o filme “eXistenZ” (David Cronenberg, 1999)?
  8. Imaginemos que a SEGA, à semelhança deste filme, lançava uma nova consola que permitiria aos jogadores serem envolvidos no jogo, num mundo virtual em que entravam durante o sono. Esta consola funcionaria com a instalação de uma “bioporta” implantada no corpo humano através de um procedimento cirúrgico equivalente a fazer um piercing, rápido e de baixo custo. Estaria disposto a submeter-se a este procedimento para poder usufruir da consola? 
  9. Que tipo de videojogos acha que funcionariam melhor numa consola como esta?
  10. Em termos de design, acha que seria mais apropriada:
    1. Uma estética mais retro e revivalista que apelasse à nostalgia de jogadores mais experientes.
    2. Um design mais atual e minimalista.
    3. Algo completamente inovador e futurista.
  11. O que acha que falhou com a SEGA?
  12. Tendo em consideração os erros no passado, como conseguiria a SEGA ultrapassar juízos pré-concebidos com o regresso ao mercado?
  13. De 0 a 5, quão importante acha que é a inovação no universo das consolas/videojogos? (0 – nada importante, 5 – extremamente importante)
  14. Em poucas palavras, manifeste a sua opinião relativamente ao lançamento de uma consola como esta.

quinta-feira, 20 de março de 2014

"Caprica"

A propósito de alguns comentários de participantes no questionário que criticaram a proposta de uma realidade virtual vs. a o real em que vivemos e colocaram questões como de que forma é que o "game over" num jogo, a morte de um avatar, afecta o jogador na vida real, lembrei-me de uma série que de certa forma aborda esta questão. A série chama-se "Caprica" e é uma prequela à série Battlestar Galactica, passando-se 50 anos antes da mesma. "Caprica" é essencialmente sobre a origem dos Cyclons e aborda esta questão de um mundo virtual de uma forma bastante interessante: na série há duas personagens que morrem mas os seus avatares continuam a existir numa comunidade virtual em que se entra utilizando um acessório semelhante a uns óculos como os que a Inês publicou aqui no blogue, e a série desenvolve-se com os seus pais a acederem a este mundo virtual para entrarem em contacto com as suas filhas. A série só tem uma temporada, se alguém quiser e puder dar uma olhadela a alguns episódios, acho que era uma mais valia para o nosso trabalho, mas de qualquer forma, deixo aqui o trailer!

"Project Morpheus - PS4 Virtual Reality Initiative"

Esta é uma iniciativa de realidade virtual "PS4" anunciada recentemente pela "Sony". A ideia é aumentar o nível de imersão do jogador, e os seus criadores acreditam que este novo dispositivo irá revolucionar o universo dos videojogos.
Quando pedimos aos participantes no questionário que manifestassem a sua opinião relativamente ao lançamento de uma consola como esta, pudemos verificar que, até agora, o maior receio das pessoas reside na necessidade de um implante no seu corpo. Esta iniciativa da "Sony" (bem como o "Oculus Rift"), oferecem o mesmo que a "SEGA Fusion", excetuando a implantação de uma "bioporta", que parece ser o factor de preocupação. 
Vai ser difícil competir com projetos que não requerem o procedimento cirúrgico que tem "afastado" as pessoas.
Parece que o "Oculus Rift" tem um novo rival. E a "SEGA Fusion" também. 



Fonte da notícia: aqui
Fonte da imagem: aqui

terça-feira, 18 de março de 2014

Questionários

Ontem ao fim da tarde colocámos o questionário (em português) público, e após várias partilhas pelas redes sociais, já conseguimos mais de 70 respostas até agora!
Ficamos de tal modo surpreendidas com a rápida adesão das pessoas, que decidimos aumentar a sua abrangência fazendo uma versão em inglês, publicada esta manhã. Esperemos que corra tão bem como o primeiro!
Contamos com pelo menos 100 questionários respondidos até ao fim do dia.

Aqui estão ambos:

"Oculus Rift - Next-Gen Virtual Reality"


Semelhante ao nosso projeto mas sem ser necessária a instalação de uma "bioporta".
Sugestão de um dos participantes no nosso questionário.

http://www.oculusvr.com/rift/

sexta-feira, 7 de março de 2014

Questionários online

Para além dos questionários e entrevistas que vamos fazer pessoalmente, penso que seria interessante fazermos também um questionário online, que não só se relacionaria mais com o público-alvo que procuramos atingir com a consola como penso que teria um maior alcance... Encontrei este site de modelos de questionários online grátis que penso que seria útil! O que é que acham?